A pergunta mais frequente que ouvimos é: Será que consigo aumentar o meu nível de massa muscular, ou seja, chegar à hipertrofia com a calistenia?
E a resposta é: Claro que sim! Com os exercícios de calistenia é possível alcançar vários objetivos, depende apenas do seu foco em treinar corretamente.
Saber o que é hipertrofia muscular e como ela funciona no organismo é o básico para que possamos entender como a calistenia deve ser usada para atingir essa meta.
Já sabemos que após uma alta carga de estresse muscular a hipertrofia surge como uma resposta do organismo, realizando a recuperação do musculo. Se a prática de calistenia for realizada de forma lenta e localizada, pode trazer excelentes resultados de ganho de massa.
A adição do auxilio de elásticos, por exemplo, é uma forma de aumento da resistência e potencialização dos resultados. Claro que uma alimentação balanceada e estruturada com base no objetivo de ganho é indispensável, pois para que o organismo realize o processo de recuperação, ele necessita está munido de nutrientes.
Como na maioria dos casos a alimentação não é suficiente, o uso de suplementação alimentar é uma aliada, desde que seja prescrita por um profissional especialista.
Muitos acham que não é possível ter bons resultados apenas utilizando o peso do seu próprio corpo como carga, mas é sim possível utilizar a calistenia para chegar à hipertrofia. O acompanhamento de um personal capacitado com as estratégias corretas é imprescindível.
Vamos aos dez passos para hipertrofia muscular através da calistenia:
1 – Redução da velocidade, diminuir a velocidade na execução dos movimentos auxilia na obtenção de melhores resultados através do aumento da resistência ao próprio peso.
2 – Sono de qualidade, grande parte da recuperação dos músculos acontecem durante o sono profundo, desta forma, manter o sono em dia é essencial, e em geral recomenda-se que o tempo de sono gire em torno de 8h diárias.
3 – Mantenha o cronograma de treinos, não se deixe desanimar por um dia chuvoso ou pela preguiça, manter uma rotina rígida é um dos principais pilares para se alcançar o ganho de massa.
4 – Chegar ao seu limite é uma boa forma de fadigar os músculos e obter melhores respostas musculares, mas lembre-se de estar atento ao seu corpo para não exagerar e ter resultados negativos.
5 – Respeite o tempo de treino especificado por seu personal, e tenha consistência, não adianta querer treinar 4 horas em um dia e no outro está cansado demais para treinar.
6 – Tenha foco para os treinos de força, faça um cronograma intercalado entre a hipertrofia e o ganho de força.
7 – Mantenha a alimentação e suplementação balanceada, pois os nutrientes são à base da construção muscular.
8 – Não seja extremista, você não vai conseguir hipertrofia do dia para a noite, é necessário persistência e repetição contínua.
9 – Controle o seu nível de gordura, este é um ponto que muitas vezes só olhamos se estamos acima do peso, mas o nível de gordura é algo que deve ser avaliado para todos que desejam ganhar massa muscular magra.
10 – Você é único, não espere ter os mesmos resultados de outra pessoa, cada organismo reage de uma forma aos estímulos. A única coisa comum a todos é que todos são capazes.
Para ter resultados com a calistenia você precisa ser consistente, focado e está comprometido com os seus objetivos, pois não é fácil, mas é possível.
*Esse artigo tem caráter meramente informativo e em hipótese alguma substitui a consulta com um médico e o acompanhamento com profissionais especialistas da área de educação física*