Confira abaixo 17 alimentos para auxiliar no ganho de massa muscular:
Amendoim – Por ser rico em gorduras monoinsaturadas, o amendoim ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue, o que ativa o metabolismo, auxiliando na perda de gordura e consequentemente ajuda na perda de peso.
O amendoim também auxilia no desenvolvimento de massa muscular, etapa fundamental para quem deseja perder peso e atingir a hipertrofia muscular.
Banana – É uma fruta que contém uma boa quantidade de carboidratos, que ajudam a recuperar as reservas energéticas após o exercício. Sendo também rica em potássio, o que ajuda ao bom desempenho muscular e isso a tornou a um dos alimentos preferidos dos atletas.
Chia – As sementes de chia são ricas em ômega 3 o que melhora o desempenho dos atletas, O nutriente contribui para a manutenção de massa muscular e fornecimento de mais energia ao organismo.
Carne vermelha – A carne vermelha é rica em ferro e vitamina B12, nutrientes de extrema importância para a produção de energia para os treinamentos. É uma excelente fonte de Beta alanina, que tem a função de aumentar os níveis de carnosina nos músculos esqueléticos ajudando na manutenção de força por mais tempo de um treino exaustivo.
Espinafre – É uma folha rica em nitrato. O corpo transforma o nitrato da planta em uma substância conhecida como “NO”. E o NO pode ajudar você a consumir menos oxigênio durante o treino, dando um aumento de energia e fazendo os músculos cansarem menos.
Frango – O frango é uma fonte de proteína de alto valor biológico e aminoácidos responsáveis pelo anabolismo muscular, principalmente pós-treino. Seu consumo também pode ser benéfico no pré-treino fornecendo energia na prática da atividade física e diminuindo a fadiga.
Gengibre – Por conter uma substância denominada de gingerol em sua composição, o gengibre tem grandes propriedades anti-inflamatórias e auxilia na diminuição da dor muscular.
Iogurte natural – O iogurte alimenta e consegue dar uma maior força ao organismo. A proteína é a principal responsável por fornecer aminoácidos que reparam o tecido muscular danificado durante a atividade física, atuando também na construção de mais massa muscular.
Leite desnatado – O consumo de leite aumenta a massa muscular e ajuda a fortalecer os ossos. Segundo estudos, o consumo de dois copos de leite desnatado após os exercícios físicos ajudam a aumentar em aproximadamente 60% o ganho massa muscular, em relação aos demais.
Kiwi – Por ter um baixo índice glicêmico e o alto teor de fibras o consumo do kiwi previne uma forte queda de insulina. Isso evita o armazenamento excessivo de gordura, tornando este fruto benéfico para a perda de peso.
Mandioca – A mandioca é uma das queridinhas dos praticantes de atividade física, pois ela é rica em carboidratos complexos, o que a torna um alimento que não promove o pico de insulina, pois possui um índice glicêmico baixo.
Ovos – O ovo é rico em albumina, que é uma proteína que auxilia no desenvolvimento muscular. Uma de suas principais propriedades é que se unem às fibras do o organismo para que o corpo cresça após a atividade física.
Peru – É rico em proteínas e contém baixo teor de carboidratos e gorduras, o peru é indicado para os adeptos da musculação. Ele auxilia na construção e manutenção da massa muscular magra.
Queijo cottage – Promove o aumento da saciedade, facilitando o ganho de massa muscular e a perda de peso. Isso o torna um dos preferidos no pós-treino e também muito indicado por nutricionistas para quem está em dieta de emagrecimento, quer manter a forma ou ter uma alimentação equilibrada.
Soja – Uma das principais vantagens da soja é que ela extremamente rica em arginina, esse composto eleva a oferta de oxigênio e nutrientes no sangue e isso potencializa o rendimento nos treinos. Ela também é responsável pelo aumento do hormônio do crescimento que é muito importante na regulação da composição corporal.
Tilápia – A tilápia é um ótimo alimento para uma dieta de perda de peso e para os praticantes de musculação, isso porque, possui alto índice de proteína e é capaz de auxiliar na formação de novos tecidos com isso combatendo a flacidez.
Whey protein – Esse é um dos suplementos mais utilizados pelos praticantes de musculação. Pois tem como principais benefícios o aumento do rendimento e da força e a diminuição do cansaço e da gordura corporal.
*Esse artigo tem caráter meramente informativo e em hipótese alguma substitui a consulta com um médico e o acompanhamento com profissionais especialistas da área de educação física*