É de conhecimento geral que a prática de exercícios físicos é extremamente benéfica para a saúde, e que deve ser incorporada a rotina o quanto antes. Mas o que muitos iniciantes na musculação se questionam é sobre a possibilidade de agregar o treinamento aeróbico ao treino de hipertrofia e força.
De forma geral os treinos aeróbicos são feitos com o foco em perda calórica e melhora cardiorrespiratória, mas se conseguirmos adequar um cronograma correto de prática é sim possível unir os treinos e obter os melhores resultados tanto da hipertrofia quando do aeróbico.
Por isso vamos te apresentar cinco vantagens do treino aeróbico para os praticantes de hipertrofia.
Vantagem nº 1 – O treino aeróbico combinado com uma dieta balanceada auxilia no emagrecimento, e esse é um item muito importante para a hipertrofia, uma vez que buscamos a diminuição do percentual de gordura corporal.
Vantagem nº 2 – Melhora o condicionamento cardíaco, que auxilia na chegada de nutrientes aos músculos, melhorando a sua resposta de recuperação.
Vantagem nº 3 – Aumento da temperatura muscular, esse aumento contribui para uma melhora da elasticidade muscular e gera maior ganho de força.
Vantagem nº 4 – Ganho de energia e melhora de disposição, a prática dos exercícios cardiorrespiratórios traz em pouco tempo a sensação de ter mais energia para realizar suas tarefas, até mesmo as mais complexas.
Vantagem nº 5 – Diminuição das dores musculares, os treinos aeróbicos melhoram a oxigenação sanguínea, aumentando assim, o oxigênio nos músculos o que gera menos dor após os treinos de hipertrofia.
Apesar de ter muitos benefícios, o aeróbico pode sim prejudicar o ganho de massa muscular em alguns casos, por isso é necessário ter uma rotina bem programada, onde o exercício cardiovascular possa somar ao treino de hipertrofia de forma positiva.
O acompanhamento profissional para indicar a melhor rotina de treinamentos é indispensável e pode ser o grande diferencial para melhorar os resultados.
*Esse artigo tem caráter meramente informativo e em hipótese alguma substitui a consulta com um médico e o acompanhamento com profissionais especialistas da área de educação física*