Qual é a melhor opção para alcançar a hipertrofia muscular, o aumento de carga/tensão ou o aumento das series de repetição?
A resposta é que: Depende, pois existem diversas variáveis que devem se levadas em conta quando o assunto é a hipertrofia.
A pessoa que é iniciante e, por exemplo, tem a meta de perder peso, vai precisar focar primeiro em uma maior quantidade de repetição com menos carga e assim ganhar resistência muscular.
Somente após atingir essa meta é que será possível realizar a troca do treino aumentando a carga e diminuindo as series para aumentar o tamanho dos músculos.
Atualmente alguns estudos comprovam que para o pleno desenvolvimento de força e ganho da massa magra, o mais indicado é a prática de exercícios com a finalidade de chegar à fadiga muscular, ou seja, o momento em que não é possível realizar mais nenhuma repetição. Isso de maneira geral está ligado a treinos com o incentivo metabólico.
É sempre bom salientar que o aquecimento antes da execução de atividade física e o descanso são essenciais para alcançar bons resultados.
É comum ver que a busca pela musculação gira em torno do emagrecimento e da definição muscular, mais os exercícios são de extrema importância também para a melhora da imunidade e prevenção de lesões que podem ser causadas pela perda de massa muscular e o aumento de gordura acumulada com o passar dos anos.
O mais indicado é que os iniciantes no mundo da musculação exercitem todos os grandes grupos musculares com a frequência mínima de três vezes na semana, respeitando sempre o intervalo de 24h de descanso entre os treinos.
Mantendo o acompanhamento profissional para a verificação de execução correta dos movimentos, pois nesse momento é mais importante do que o excesso de carga.
A princípio os treinos carecem de uma duração de aproximadamente 40 minutos à uma hora, sempre revezando entre os grupos musculares, para que não ocorra sobrecarga. É interessante manter esse ritmo de treino nas três semanas iniciais, mais é primordial seguir a orientação de um especialista e escutar o seu corpo para não forçar demais e acabar prejudicando o seu desenvolvimento.
Com a prática regular é possível perceber quando ocorrem alterações no seu condicionamento físico, pois as movimentações tornam-se mais ágeis. Essa é a causa principal para realizar as alterações dos exercícios com frequência.
É sempre interessante lembrar que pode existir alguma diferença entre a hipertrofia masculina e feminina, já que muitas vezes as metas são um pouco distintas, os homens tendem a ter maior preferência para os treinos que envolvem membros superiores e abdômen, enquanto as mulheres parecem se interessar mais pelos treinos de membros inferiores e glúteos.
*Esse artigo tem caráter meramente informativo e em hipótese alguma substitui a consulta com um médico e o acompanhamento com profissionais especialistas da área de educação física*