O que é jejum intermitente?
O jejum intermitente é considerado um método de dieta onde se passa longos períodos em jejum. Períodos esses que são determinados por protocolos controlados, à alimentação após o período do protocolo é feita de forma geral, com alimentos com baixo índice glicêmico, para que não ocorram grandes picos de insulina no organismo.
Os praticantes de jejum intermitente costumam relatar maior ânimo, menor necessidade alimentar e melhora geral da saúde após o inicio da prática.
Existe perda de massa magra em quem pratica o jejum intermitente?
De forma geral o jejum intermitente garante uma boa perda de gordura corporal, pois é sabido que nosso organismo produz energia através do consumo de gordura que consumimos, se essa gordura não está sendo ingerida, o organismo ira retira-la do estoque corpóreo para gerar energia.
Em dietas alimentares sem associação com exercícios físicos que resultam na perda de peso, não é possível selecionar se perderemos apenas peso excessivo ou a massa magra, e essa é uma questão que deve ser observada por quem deseja obter a hipertrofia, uma vez, que ela é basicamente o ganho de massa magra.
É possível ser adepto ao jejum intermitente e ainda sim alcançar a hipertrofia muscular?
Esse é um quesito que deve ser avaliado com cuidado, pois alguns estudos avaliaram que com a prática de exercícios físicos regulares associados ao jejum intermitente é possível ter resultados de ganho de força.
Porém o ganho de massa magra tende a ser menor em relação a pessoas que realizam os treinos e não praticam o jejum intermitente. Isso por que não é fácil manter a ingestão correta de alimentos em um período tão curto.
Mas sim é possível manter uma boa relação entre a prática de jejum intermitente e a hipertrofia muscular, porém será necessário um maior controle alimentar e a utilização de suplementação com maior rigor.
Conclusão, vale a pena fazer o jejum intermitente?
Independente do tipo de dieta que escolha seguir, será necessário manter o foco na ingestão dos nutrientes e manter um acompanhamento nutricional focado no objetivo da hipertrofia muscular. Todos os estilos de vida têm suas vantagens e desvantagens e cabe a cada um verificar o que mais se adequa ao seu dia a dia e aos seus objetivos.
*Esse artigo tem caráter meramente informativo e em hipótese alguma substitui a consulta com um médico e o acompanhamento com profissionais especialistas da área de educação física*