Menu fechado

Hipertrofia muscular na terceira idade

Declarar uma pessoa como idosa é uma tarefa complicada, pois estatisticamente devemos considerar a idade cronológica, que atualmente tabela uma pessoa como idosa a partir dos 60 anos, mas sempre devemos levar em consideração o contexto de cada caso, pois podemos ver muitos idosos de 80 anos que possuem mais autonomia que pessoas de 65. O tempo age de forma diferente em cada organismo, mais uma coisa é certa, alcançar a hipertrofia muscular enquanto idoso é sim possível.

Durante o processo de envelhecimento acontecem diversas alterações fisiológicas em nosso organismo, as mais comuns são a sarcopenia (perda de massa muscular) e a dificuldade de manter o equilíbrio. A inflexibilidade também é bastante verificada com o passar dos anos e pode dificultar a manutenção de atividade de rotina diária como caminhar, por exemplo.

A estabilidade e movimentos do corpo são de responsabilidade dos músculos.

Veja mais sobre o que é Hipertrofia muscular.

Com o envelhecimento as dificuldades normais da idade podem levar ao sedentarismo, podendo contribuir para quadros um quadro de depressão. A incorporação de uma rotina de exercícios para o ganho de fortalecimento muscular ajuda a melhorar a capacidade de movimentos e melhora a autoestima.

O acompanhamento de um profissional para a introdução das atividades físicas é de extrema importância, uma vez, que os idosos têm a tendência a sentir medo de quedas e dores durante as praticas.

É de amplo conhecimento que a prática de exercícios físicos na terceira idade é benéfico para a manutenção da saúde e ganho de qualidade de vida. Mas além de combater a sarcopenia os exercícios podem auxiliar no controle da pressão sanguínea, no decréscimo de perda de densidade óssea e também na redução de dores decorrentes da artrite.

Os exercícios indicados para o idoso devem ser prescritos e acompanhados por sua equipe médica com base no seu histórico e exames, é comum que em alguns casos a junto à prática de exercícios físicos seja indicada a reeducação alimentar e também a suplementação quando necessário.

Caminhada, natação e musculação costumam serem as atividades mais indicadas inicialmente, com uma frequência de até três vezes semanalmente. O tempo de até 40 minutos de prática é o tempo médio sugerido, pois o tempo prolongado pode elevar os riscos de lesões.

Os treinos de força em idosos tem se mostrado, cada vez mais, eficientes em relação os benefícios cardiovasculares e na a saúde em geral, mas este não deve ser um substituto dos treinos de desenvolvimento da capacidade aeróbica e sim um aliado. Vale salientar que com o acompanhamento de profissionais os treinamentos de força podem ser seguros até mesmo para os idosos na classificação de frágil.

 

*Esse artigo tem caráter meramente informativo e em hipótese alguma substitui a consulta com um médico e o acompanhamento com profissionais especialistas da área de educação física*

Guia da hipertrofia

1 Comentário

  1. Pingback:Exercícios para hipertrofia muscular com elásticos - Hipermuscular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *