Os esteroides são medicamentos produzidos com o intuído de administração em pessoas com baixa produção da testosterona (hormônio masculino).
Ele traz crescimento muscular e desenvolvimento de características masculinas e geralmente é administrado na forma de cápsulas, cremes, comprimidos ou injeção intramuscular.
Algumas pessoas também fazem uso dessa medicação sem ter problemas hormonais, principalmente para obter maior desempenho nas praticas esportivas e aumento de massa magra.
O uso do esteroide anabolizante por períodos prolongados sem prescrição médica pode gerar efeitos colaterais como: Impotência, calvície, redução da produção de esperma, câncer, retenção de liquido, aumento de irritabilidade e também pode causar dependência.
Para as mulheres os efeitos podem ser irregularidade menstrual, crescimento de pelos faciais, engrossamento da voz e diminuição dos seios.
Os esteroides são medicamento que devem se utilizados estritamente por recomendação e prescrição médica. Porém apesar das restrições tem sido amplamente divulgado sua utilização em academias de forma ilícita.
A corrida por anabolizante transformou-se em uma atividade lucrativa, e ao mesmo tempo ilegal.
Vale salientar que no mundo dos esportes o uso de esteroides sem indicação médica e de forma intencional para ter vantagem em relação aos seus adversários é considerado antiético e passível de penalidades.
Para a hipertrofia o uso destas substancia tem resultados no aumento da força muscular e aumento da composição corporal.
*Esse artigo tem caráter meramente informativo e em hipótese alguma substitui a consulta com um médico e o acompanhamento com profissionais especialistas da área de educação física*