Há definição para o termo Hipertrofia Muscular é basicamente: Desenvolvimento e crescimento dos músculos.
Falando mais tecnicamente a hipertrofia é o aumento do volume dos músculos através de dois principais fatores.
Sendo eles a sarcoplasmática e miofibrilar, e o seu desenvolvimento não deve estar condicionado apenas à prática de musculação, pois a hipertrofia muscular envolve diversos outros fatores secundários que devem ser levados em consideração.
Como por exemplo, a manutenção de uma dieta especifica e direcionada para esse fim e elaborada e acompanhada de profissionais capacitados para realizarem a indicação de suplementação complementar sempre que necessário.
Outro fator preponderante para alcançar a hipertrofia muscular é o descanso, pois após a prática de exercícios causa fadiga nos músculos, que necessitam de pausas para que o organismo consiga realizar a recuperação.
A hipertrofia resultante da sobrecarga é uma resposta fisiológica do organismo para se adaptar a nova rotina imposta.
Vale lembrar que a hipertrofia é reversível, e após um período sem seguir os cronogramas de ganho de massa é normal que os músculos voltem ao seu tamanho inicial.
Isso significa que para a obtenção de resultados satisfatórios de hipertrofia muscular é necessário uma rotina rigorosa e frequente de um programa especifico para essa finalidade.
*Esse artigo tem caráter meramente informativo e em hipótese alguma substitui a consulta com um médico e o acompanhamento com profissionais especialistas da área de educação física*
Pingback:Hipertrofia muscular na terceira idade - Hipermuscular